terça-feira, 12 de julho de 2016

Foi bonita a festa, pá...

Foi bonita a festa, pá, mas agora é tempo de voltar à realidade. E a realidade é que mais uma previsão contradiz os optimismos da gerigonça.

Depois das previsões de diversas entidades nacionais e internacionais, que de mês para mês, vêm emitindo previsões de crescimento da nossa economia cada vez mais pequenas, desta vez é o Barclays que arrasa com economia portuguesa.

Assim, a estimativa de crescimento do Barclays para Portugal é de 0,7% em 2016 e 0,3% em 2017 – oficialmente, o Governo espera que o país se expanda a um ritmo de 1,8% este ano.

Já o défice orçamental também fica acima do esperado. "Esperamos apenas uma correcção orçamental ligeira em 2016", indica o Barclays. "Prevemos que o défice em 2016 caia apenas ligeiramente, de 4,4% em 2015 para 4,1% em 2016, uma vez ajustado do cenário económico menos positivo e dos custos de recapitalização da banca". O Governo de António Costa aponta para 2,2%."

Estarão mesmo todos contra a geringonça? Estarão todas estas entidades e previsões erradas? Ou será que é tempo de o governo e os seus apoiantes começarem realmente a encarar a hipótese de não estarem erradas (pelo menos todas) e de o erro ser deles? 

Sem comentários: