quarta-feira, 6 de julho de 2016

A culpa só pode ser do Passos Coelho & amigos

As previsões de crescimento para este ano, feitas pelas mais variadas instituições, têm vindo a cair lentamente, mas consistentemente, deste o inicio do ano, certamente fruto da influência que Passos Coelho ainda deve manter junto das mesmas. A este ritmo chegaremos ao final do ano com um crescimento nulo. Curiosamente para Espanha, que está sem governo já vai para mais de 6 meses, a Comissão Europeia estima um crescimento de 2,3%.

As taxas de juros a 10 anos estão desde o inicio do ano a descer na Alemanha, Espanha, Itália e Irlanda e a subir em Portugal. A culpa é certamente da conjuntura internacional (estão todos contra Portugal) e da Maria Luis Albuquerque.

Outro dado dos últimos dias, mostra-nos de forma claríssima a influência de outro amigo de Passos Coelhos, no boicote ao desempenho da geringonça e ao esforço de boa gestão do Adalberto. Neste caso o culpado só pode ser o Paulo Macedo, que conseguiu fazer com que em apenas 6 meses a divida dos hospitais atingisse o valor mais alto desde Janeiro 2015, passando de cerca de 460 milhões de euros em Dezembro de 2015, para 605 milhões de euros em Maio deste ano.

E quando ao emprego, não posso acreditar que a culpa de termos atingido a segunda menor taxa de emprego, quando na Europa a mesma taxa está a subir, seja de um governo que tem contado de forma clara e inequívoca com o apoio dos sindicatos em geral e em particular do Arménio, da Avoila, do Nogueira entre outros. Tem que haver aqui mãozinha dos reacionários de direita. Só pode.

Não sei porquê, mas estes valores começam a fazer lembrar-me os velhos tempos Socráticos, com taxas de juros a subir e o despesismo descontrolado. Com estas evoluções, vamos até onde é que a geringonça nos leva.

Sem comentários: