quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Para quando o tão desejado regulamento para o Bairro Azul - Apelo ao Senhor Vereador Manuel Salgado

Subscrevi hoje o apelo do Fórum Cidadania LX ao Senhor Vereador Manuel Salgado, para a urgência da aprovação de um Regulamento/Despacho/Manual de Boas-Práticas para o Bairro Azul.

Este apelo surge na sequência de um outro, no mesmo sentido, enviado a 1 de Setembro de 2014 e que não produziu até agora qualquer efeito prático, além de uma resposta do Senhor Vereador onde é referido que, para este fim, já foram consultadas a Junta de Freguesia de Avenidas Novas e a Comissão de Moradores do Bairro Azul e que as sugestões apresentadas pelo Fórum Cidadania LX serão igualmente ponderadas.

Este Regulamento, está por concluir pelos Serviços da CML desde que o Bairro Azul foi classificado como Conjunto de Interesse Municipal em Junho de 2009.

Apesar sua classificação, a inexistência de regulamentação que o proteja, é a principal causa para as descaracterizações de que o Bairro tem sido alvo, "algumas delas irreversíveis: desfiguração de fachadas e de interiores dos edifícios, colocação de elementos espúrios, destruição de estuques, substituição de candeeiros e elementos decorativos dos “hall” e das escadas, substituição anárquica das caixilharias, alteração de vãos, demolição de paredes (nomeadamente dos quartos interiores), ocupação ilegal dos logradouros, instalação de esplanadas incompatíveis com um bairro classificado, etc".

"O Bairro Azul é um conjunto urbano de grande valor cultural, uma mais-valia para as futuras gerações que todos temos a obrigação de salvaguardar - e esse trabalho tem de ser feito por todos nós e agora".

O apêlo pode ser lido na integra aqui

Sem comentários: