quarta-feira, 5 de agosto de 2015

11,9% e o desemprego continua a cair, para mal estar da oposição

Depois da festa inicial com a possível subida da taxa do desemprego em Maio, e do acordar para a realidade, que foi o facto de que afinal não só não subiu como até baixou, mantendo-se estável em Junho, confirmando assim a tendência de descida que se verifica há já 29 meses, a oposição tem hoje novos motivos para se preocupar.

Segundo dados hoje publicados pelo INE, a taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% de Abril a Junho, menos 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior, e 2,0 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2014o que traduz a maior queda desde 2011, valores que representam uma diminuição trimestral de 13,0% e uma diminuição homóloga de 14,9% da população desempregada (menos 92,5 mil e menos 108,5 mil pessoas, respetivamente), para um total de 620,4 mil pessoas.

Mas mais importante ainda é a população empregada, que regista um crescimento de 2,3% em comparação com o trimestre anterior e 1,5% face ao mesmo trimestre de 2014 (mais 103,7 mil e 66,2 mil, respectivamente). Portugal tem agora 4.580,8 mil pessoas empregadas.

Com mais estes indicadores positivos para a economia portuguesa, percebe-se cada vez melhor a verdadeira intenção da Comissão de Trabalhadores do INE, quando na segunda feira passada veio muito preocupada expressar "o seu repúdio pelo aproveitamento político que tem sido feito da informação produzida pelo INE, pondo em causa a credibilidade e independência da instituição e dos seus trabalhadores". Nunca antes a C.T. do INE tinha tido uma iniciativa similar, mesmo em momentos em que os dados do INE eram utilizados e abusados pela oposição, para criticarem as politicas do governo na área do emprego, nomeadamente quando a taxa de desemprego atingiu os 17.7% em Janeiro de 2013. Só por si este comunicado era já uma ante-visão que as boas noticias para o país, não se ficariam pelos 12,4% de desemprego em Junho (valor mais baixo desde Julho de 2011), como hoje se verificou.





Um artigo esclarecedor sobre a verdade dos números do desemprego, que muita azia está a provocar na nossa oposição, a ler aqui.

Adenda: Uma opinião insuspeita, a do socialista líder da UGT - UGT diz que qualquer descida do desemprego é "satisfatória"

1 comentário:

Jim Pereira disse...

Oi!
Muito bom!
Tomei a liberdade de republicar:
http://www.caoquefuma.com/2015/08/119-e-o-desemprego-continua-cair-para.html
Obrigado!