quarta-feira, 27 de maio de 2015

Para quando a requalificação do posto de limpeza da Rua Filipe da Mata

In Público 7-09-2007
Nos últimos meses temos assistido nas Avenidas Novas a reclamações sobre as condições das instalações reservadas ao pessoal da higiene urbana. Reclamações justas, pois as instalações que foram entregues pela Câmara Municipal de Lisboa à Junta de Freguesia de Avenidas Novas, não possuem as condições mínimas para que os funcionários possuam tomar banho, mudar de roupa e guardar os seus pertences.

Aliás esta situação foi reconhecida por todos os eleitos da Freguesia, nomeadamente pela aprovação por unanimidade, em 30 de Novembro de 2014, em Assembleia de Freguesia de um relatório, sobre o Posto de Limpeza de Avenidas Novas, na Rua de São Sebastião da Pedreira. Estranho é que aqueles que estão agora na primeira linha de ataque à Junta de Freguesia, por esta não ter ainda realizado obras (numas instalações que são propriedade da CML), no passado recente, nada tenham dito quando esta competência era totalmente camarária.

Curiosamente são os mesmos que se mantêm em silêncio sobre as condições do posto de limpeza da Rua Filipa da Mata, que é da total responsabilidade da Câmara Municipal e onde há cerca de 8 anos a Câmara Municipal, então liderada por António Costa, anunciava que a sua requalificação estava em condições de avançar rapidamente. Passados estes anos todos onde está a prometida rápida requalificação do Posto de Limpeza da Filipa da Mata?

Refira-se a propósito, que menos de um ano depois da competência da varredura das ruas e da gestão do Posto de Limpeza da Rua de São Sebastião da Pedreira ter passado para a Junta de Freguesia, já havia um projecto para a sua reconversão, fruto da persistência da Junta de Freguesia junto da Câmara Municipal. É pois urgente, que sendo estas instalações propriedade da CML (a Junta de Freguesia apenas é responsável pela sua gestão), esta assuma as suas responsabilidades, quer pelo estado de degradação a que as deixou chegar e entregou às Avenidas Novas, quer por criar as condições necessárias para que as obras de reconversão, que mais que urgentes, são realmente uma necessidade básica para os que trabalham na limpeza da nossa freguesia, avancem rapidamente, principalmente quando a Junta de Freguesia já mostrou disponibilidade para a sua realização.

Sem comentários: