quarta-feira, 4 de março de 2015

Para quê tanta bandeira em Arroios?

Sempre defendi que as autarquias devem manter uma comunicação viva e regular com os seus munícipes, no sentido de os informar das suas actividades e projectos, mas principalmente para através dessa comunicação os motivar e incentivar a participar na vida da autarquia.

Muitos vêm nesta divulgação um mero exercício de propaganda e um gasto de dinheiro público. Mas se como deveria sempre ser, estivermos perante autarquias dinâmicas, com uma forte actividade em prol da sua população e projectos que a envolvam, é de todo o interesse que a população conheça essas programas e actividades, pois só assim poderá usufruir plenamente dos mesmos. E isso só é possível com uma comunicação regular. O custo com esta comunicação, não só não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento no bem-estar da população.

Algo bem diferente são, por exemplo, as bandeiras que a Junta de Freguesia de Arroios, em jeito de animal que delimita o seu território, resolveu espalhar um pouco por toda a freguesia, mas com especial destaque para aquelas que há umas semanas apareceram nos limites da freguesia. Com um custo que é seguramente elevado, quer das próprias bandeiras e mastros, mas também de taxas camarárias (que parto do principio que terão sido pedidas e pagas, pois não há a mínima razão para o não o terem sido ou para que tenha sido concedida pela Câmara uma qualquer isenção), qual o benefício para a freguesia e o bem-estar da população desta acção, além de mera propaganda.

Imagine-se agora que todas as freguesias de Lisboa, tinham a mesma ideia. Além de mais um factor de enorme poluição visual na cidade e de mais obstáculos permanentes nos passeios, numa altura em que se deveria trabalhar no sentido de diminuir estes obstáculos, criaria nas pessoas uma enorme confusão o porquê de tanta bandeira (principalmente em artérias que são fronteira de várias freguesias).

Se em freguesias que pela sua localização mais isolada, pode fazer sentido colocar sinalização nas estradas a marcar os seus limites, em grandes centros urbanos como Lisboa, tal é totalmente despropositado e sem interesse, além de ser manifestamente um desperdício de dinheiro público.


Sem comentários: