sábado, 22 de novembro de 2014

Avenida da República & Arq. Norte Júnior

Participei hoje de manhã no último passeio, organizado pelo Fórum Cidadania Lx, no âmbito dos 135 anos do nascimento do Arquitecto Manuel Joaquim Norte Junior, que teve como guias Deolinda Folgado e Catarina Oliveira e os apoios da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Avenidas Novas - Associação de Moradores das Avenidas Novas de Lisboa e Colóquio Norte Júnior/Universidade Autónoma de Lisboa.

Este passeio iniciou-se com mais uma visita ao Clube Militar Naval (Av Defensores de Chaves), continuou pela observação da frente de quarteirão da Av. Duque de Ávila (entre as Av Defensores de Chaves e República), a que se seguiu o quarteirão da Av da Republica  onde se localiza a Pastelaria Versailles e Casa Xangai, lojas cujos interiores são da autoria de Norte Júnior.

Estes duas frentes de quarteirão, são praticamente as únicas intactas, que permitem ainda observar o que foram as Avenidas Novas e que infelizmente ao longo dos anos, pouco a pouco, se tem perdido. É urgente a preservação e principalmente a classificação destas duas frentes, de forma a preservar-se o que de melhor as Avenidas Novas têm.
Frente de quarteirão da Av. Duque de Ávila
Frente de quarteirão da Av. da República (foto Fev 2012)
O passeio continuou pela Av da República, com observação daquele que é provavelmente um dos mais emblemáticos prédios desta artéria - o edifício da Esfera da Armilar - e que é aquele que maior perigo de demolição corre, apesar de se encontrar intacto e perfeitamente recuperável e que urge preservar.

Seguiram-se os nº 71 da Av da Republica e nº 6 da Av de Berna, prédios onde à semelhança do nº 20 da Av. Duque de Ávila, foi possível, graças à intervenção da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, visitar em cada um deles um dos andares.

Terminamos com uma visita ao palacete onde hoje se situa a sede da Junta de Freguesia de Avenidas Novas e um dos maiores e mais bonitos palacetes da autoria de Norton Júnior, que foi possível visitar parte do seu interior, nomeadamente o seu emblemático torreão, de onde se tem uma fascinante vista do Campo Pequeno.

Paulo Ferrero (Forúm Cidadania LX), José Marinho (Membro da Ass. Freg. de Avenidas Novas eleito pelo PSD), Catarina Oliveira (D. Geral do Património e uma das guias da visita), Paulo Lopes (Vice-Presidente da Associação de Moradores das Avenidas Novas e membro da Ass. Freg. de Avenidas Novas, eleito pelo PSD) e António Parente (Vogal do executivo da Junta de Freguesia de Avenidas Novas)
Um agradecimento final por mais esta iniciativa, ao incansável Paulo Ferrero e ao Forúm Cidadania LX,  sem os quais não teria sido possível, que se mantêm na primeira linha na defesa do património arquitetónico de Lisboa, que tão mal tratado tem sido e que as Avenidas Novas têm sido uma das principais vitimas. 

Sem comentários: