domingo, 16 de março de 2014

I Am a Ukrainian

Em dia de referendo na Crimeira, cujas duas questões: "Aprova a reunificação da Crimeia com a Rússia como membro da federação da Rússia?" e "Aprova a restauração da Constituição da Crimeia de 1992 e o estatuto da Crimeia como fazendo parte da Ucrânia?" parecem ter resultado anunciado e a consequente separação da Ucrânia, este pode ter sido o preço a pagar pela determinação dos ucranianos, que de forma heroica, com sangue, suor e lágrimas, lutaram pela Liberdade, Democracia e aproximação à Europa.

Este vídeo de início de Fevereiro é um exemplo da determinação de um povo, que contra tudo o que seria previsível no inicio deste ano, venceram essa importante batalha. Terão no entanto ganho a "guerra"? O futuro próximo nos dirá se as intenções expansionistas da Russia se ficam pela Crimeira?


E quando por cá alguns parecem querer por em causa a nossa continuidade no Euro e até na UE, é importante que a luta dos Ucranianos pela Europa seja um exemplo e um incetivo para todos, e se traduza numa votação expressiva nas próximas Eleições Europeias de Maio, que de forma clara rejeite os que estão contra o projecto Europeu, os euro-cépticos e os extremistas, principalmente estes últimos, que na UE e também na Ucrânia parecem começar a ganhar um espaço excessivo.

Sem comentários: