domingo, 3 de novembro de 2013

Kubrick // One-Point Perspective

Esta montagem mostra a técnica de Kubrick (ou obsessão) com o uso de simetria e perspectiva de um ponto de fuga nos seus filmes.
Um incrível vídeo elaborado a partir de uma montagem de cenas de filmes de Stanley Kubrick, como 2001: A Space Odyssey, A Clockwork Orange (Laranja mecânica), Full Metal Jacket (Nascido para matar), Barry Lindon, The Shining, Eyes Wide Shut (De olhos bem fechados) e Paths of Glory, da autoria de um desconhecido Kagonada, onde nos é dada a ver a técnica do lendário cineasta “One-Point Perspective Shot“, que se traduz num único ponto de fuga em frente dos olhos do espectador.

Há alguns diretores cujos filmes são instantaneamente reconhecíveis, e Stanley Kubrick é um deles. Uma marca dos filmes de Kubrick é o frequente uso de perspectiva de um ponto, concentrada numa única personagem ou objecto, e que cria uma sensação de estarmos presos dentro da cena, em vez de estarmos apenas a assistir a um filme, de que este curto vídeo é um excelente exemplo.

Kubrick usava esta técnica para criar um efeito dramático, muitas vezes com o ponto de fuga no centro morto do quadro, desorientando o espectador e criando tensão nas suas cenas.

Sem comentários: