segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima deita para o lixo centenas de metros de tapete de relva

Na ânsia desenfreada de fazer num mês aquilo que não fez em 8 anos de mandato, a Senhora Presidente de Junta de Nossa Senhora de Fátima, deitou hoje para o lixo um contentor cheio de tapete de relva, colocado há cerca de uma semana no Jardim Amélia Carvalheira (na Av. Marquês de Tomar, ao lado da Igreja). Umas largas centenas de metros quadrados de relva, que terão de certeza custado uns milhares de euros, apenas porque alguém se esqueceu de regar regularmente. 

Em vez de durante todo o mandato, fazer uma manutenção regular dos espaços verdes que lhe estão confiados, por protocolo, pela Câmara Municipal de Lisboa, Idalina Flora preferiu reduzir ao minimo essa mesma manutenção, na ganância de aumentar o saldo bancário da Junta de Freguesia, que teve como consequência, uma degradação acentuada desses espaços verdes.

O Jardim Amélia Carvalheira é um desses exemplos. Sem uma efectiva manutenção nestes últimos 8 anos, o jardim apresentava os relvados altamente degradados e sujos. E portanto, como estamos numa Freguesia rica, a menos de um mês das eleições autárquicas e como a Senhora Presidente até se vai recandidatar a novo mandato, desta vez como independente (não sei de quê?), nada melhor do que tratar dos jardins.

E como a relva não cresce a tempo do dia das eleições, a solução é o meio mais caro. Arrancar o que restava da relva antiga e colocar tapete de relva por cima. Quanto é que esta brincadeira está a custar à Junta de Freguesia, não sei. Mas esta era a única maneira de conseguir apresentar à população um relvado bonito de um dia para o outro. Portanto quando está em risco o seu lugar e dos seus acólitos na Freguesia, não há que olhar a meios. Temos dinheiro (mais de meio milhão de euros no fim de 2012!!!), vamos a gastar, para ver se garantem os lugares.

Esquece-se a Senhora Presidente que neste momento há muita gente com graves problemas pessoais e mesmo fome na Freguesia. Que o ano escolar está aí à porta e muito provavelmente haverá famílias na Freguesia que não vão poder comprar, o que os seus filhos precisam para a escola. Mas sobre isto nem uma palavra, nem um gesto, nem uma acção!!! Não seria para situações como estas que o saldo bancário da Junta deveria ser utilizado? Por exemplo para um fundo social da freguesia, que permitisse acudir a situações de crise? Mas nada disto seria visível, daria muito mais trabalho e a Senhora Presidente acha que daria menos votos. 


E como já vem sendo hábito, o trabalho acabou, os funcionários foram-se embora, mas o lixo fica no passeio. Algo a que infelizmente já nos vamos habituando. Quando devia ser a Junta de Freguesia a dar o exemplo é ela que deixa sistematicamente o lixo nos passeios.

Reconheço que o Jardim está bonito, mas não sei a que preço, nem durante quanto tempo. Lamento é que durante os últimos anos a Senhora Presidente não tenha tido a mesma preocupação que tem agora. Basta de tanta incompetência e oportunismo!

A partir de 29 de Setembro, precisamos de alguém nas Avenidas Novas que olhe para os nossos Jardins dia a dia, que fiscalize o trabalho daqueles que contrata para fazerem a limpeza e manutenção e transforme os nossos espaços verdes em locais onde seja agradável estar, todos os dias do ano, todos os anos e não apenas a um mês das eleições.

Para quem ainda poderia ter dúvidas, é cada vez mais clara a decisão do PSD de não reiterar a confiança para mais um mandato à actual Presidente de Junta e apresentar ao eleitorado uma equipa nova, coesa, experiente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença. Alguém que Sinta Lisboa como sua.

Na Lista da Coligação Sentir Lisboa (PSD / CDS / MPT), encabeçada pelo Daniel Gonçalves, temos pessoas conhecedoras, com experiencia e provas dadas na gestão dos espaços verdes da Freguesia, e que quando tiveram essa responsabilidade, os nossos espaços verdes, eram lugares de lazer aprazíveis.

Sem comentários: