sábado, 17 de agosto de 2013

Obras na Praça de Espanha - Propaganda e Demagogia

É realmente difícil mostrar obra, quando durante 8 anos nada fez pela sua Freguesia, e ainda foram provados gastos irregulares no valor de 1,4 milhões de euros pelo Tribunal de Contas.

Refiro-me à Senhora Presidente de Junta de Nossa Senhora de Fátima, que agora pretende candidatar-se a mais um mandado, mas que na sua tentativa de mostrar obra que não tem, socorre-se de tudo a começar pela demagogia. É como diz o povo o vale tudo, até o publicitar obras que não são da sua iniciativa e para as quais nada contribuiu.

Mas pior ainda é quando se falta à verdade. As obras na Av. dos Combatentes, que a Senhora Presidente publicita na sua última revista, localizam-se na Freguesia vizinha de São Domingos de Benfica e ao contrário do que é afirmado, a intervenção levada agora a cabo pela CML, com fins claramente eleitoralistas, não passou nem pelo aumento de faixas de rodagem nem pela remoção de parte do separador central.

O que aconteceu foi o deslocamento do separador central para a esquerda e a redução de 3 para 2 faixas de rodagem, nas faixas de quem se dirige para a Ponte 25 de Abril, Auto Estrada de Cascais e Alcântara  Só assim foi possível passar de 2 para 3 faixas, no sentido de quem se quer dirigir para a Av. Columbano Bordalo Pinheiro ou por exemplo para a Av. de Berna.

Ou seja, retirou-se uma faixa de rodagem para quem quer sair de Lisboa. Vamos ver a partir de meados de Setembro, com o regresso de Férias e com o inicio das aulas, se não se deslocou o engarrafamento habitual na Av. dos Combatentes, das faixas da direita para as faixas da esquerda. Ou seja e ao contrário do que é afirmado na referida noticia, a presente intervenção em nada vai permitir "um melhor escoamento do trânsito (...) às vias rápidas para Cascais, Sintra e Margem Sul do Tejo".

Mas teria sido possível neste caso, com uma intervenção mais profunda e mais planeada, sem se estar a pensar na campanha eleitoral, aumentar realmente em uma as faixas de rodagem no referido cruzamento (das actuais 5 para 6), resolvendo-se dessa forma um problema que era real, mas sem o mudar para o outro lado.

Pena é que, esta intervenção não tenha sido realizada há quatro anos atrás no inicio do mandato, como proposta por Pedro Santana Lopes. Espero é que a forma como esta intervenção foi feita, não seja o principio do fim da chamada "diagonal" da Praça de Espanha, algo que há muito é discutido na CML e transformar esta Praça numa enorme rotunda, com consequências para a circulação automóvel, que não consigo imaginar.

Há que falar verdade com todos, defender os interesses da Freguesia e acima de tudo trabalhar de forma séria. Nos últimos 8 anos a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima  parou no tempo.

No momento em que vamos ter uma nova Freguesia - Avenidas Novas, maior e com mais competências, é tempo de uma nova atitude. É tempo de uma equipa nova, coesa, experimente, conhecedora da Freguesia e motivada, para bem servir a Freguesia e assim marcar a diferença.

Sem comentários: