sexta-feira, 14 de junho de 2013

Debate sobre Segurança nas Avenidas Novas

Sub-Intendente João Amaral, José Soares, Presidente da Associação de Moradores e Sub-Comissário Bruno Machado

O Debate sobre Segurança nas Avenidas Novas, organizado pela Associação de Moradores das Avenidas Novas, levou na passada semana ao Palácio Galveias, cerca de 70 pessoas, maioritariamente moradores, mas onde também marcaram presença alguns comerciantes, os Presidentes das Juntas de Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São Sebastião, a Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre e de pelo menos representantes de duas candidaturas à futura Freguesia das Avenidas Novas.

Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre e os Presidentes das Juntas de Freguesias de São Sebastião e de Nossa Senhora de Fátima

As inúmeras intervenções e questões colocadas pelo público presente, permitiram aos dois representantes da PSP presentes, Sub-Intendente João Amaral e do Sub-Comissário Bruno Machado, explicar o modo de actuação da PSP, os principais problemas com que se depara actualmente a Polícia, os tipos de crimes que acontecem com mais frequência na área das Avenidas Novas e principalmente alertar para os cuidados a ter e algumas regras a seguir, de forma a serem evitados alguns crimes.


Sem deixar de frisar bem que é à Polícia que cabe o principal papel na prevenção da criminalidade, o Sub-Intendente João Amaral, não deixou de apelar a uma participação activa da população no sentido de ser também ela própria um elemento dissuasor dessa mesma criminalidade, seja tomando as mais elementares medidas de defesa, seja no denunciar junto da PSP de situações anómalas, mas que podem levar com que a Policia tenha conhecimento das mesmas e possa actuar em devido tempo. E neste aspecto deu especial relevo à atenção que todos devemos ter com amigos e vizinhos, que pela sua avançada idade estão mais vulneráveis a assaltos e burlas, mas também aos mais jovens que são facilmente aliciáveis por desconhecidos.

A Associação de Moradores das Avenidas Novas não vai certamente isentar-se das suas responsabilidades e vai ter ela própria um papel activo nessa prevenção.

Essa denuncia pronta pode permitir, como aconteceu muito recentemente, a identificação de detenção de um individuo que andaria a aliciar algumas crianças, junto de uma das nossas Escolas.


Pessoalmente, é com clara satisfação que verifico o sucesso que este Debate teve e que é fruto do diálogo permanente que mantemos com os nossos associados e com a população em geral. E foi fruto desse diálogo, que fomos alertados para várias questões de (in)segurança nas Avenidas Novas, que nos levou a organizar este debate, que teve desde o primeiro momento o apoio e colaboração já referidos da PSP, mas também da Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizou a sala e as condições técnicas necessárias.

Dos contactos que tive oportunidade de manter no momento com alguns dos presentes, fica a certeza que a Associação está no caminho certo, sendo um claro estimulo para que este projecto continue.

Mais fotos deste debate podem ser vistas na página do Facebook da nossa Associação

Sem comentários: