segunda-feira, 10 de junho de 2013

2 anos de Governo

Ao longo destes dois últimos anos, o Governo e o esforço dos Portugueses já conseguiram reduzir em 11% a despesa corrente primaria e em 14% a despesa total.


Num enorme esforço negocial, o Governo conseguiu reduções na ordem dos 800 milhões de Euros em juros relativos aos empréstimos contraídos por Portugal. Uma poupança de 10.000 milhões de Euros em 10 anos!

Também na renegociação das Parcerias Público Privadas (PPP's), o esforço do Governo é evidente. Só em 2013 foram fechados acordos de redução de pagamentos, que se traduzem numa economia de 259 milhões de Euros. O primeiro passo para uma redução total esperada de mais de 2.500 milhões de Euros, ao longo da vida dos contractos.

Mas também a inclusão social e o apoio aos mais desfavorecidos têm sido alvo da atenção especial do Governo, estando já em prática o Programa de Emergência Social, que abrange mais de 3 milhões de pessoas.

Na saúde foi reduzido em 7% o preço dos medicamentos de marca, que vai permitir aos utentes uma poupança de mais de 27 milhões de Euros e isentaram-se de taxas moderadoras 5,5 milhões de Portugueses.

No apoio às empresas o Governo liderado pelo PSD introduziu o IVA de caixa, medida há muito prometida por outros, que vai beneficiar 85% das empresas.

Mesmo num clima desfavorável o Governo continua a tomar as medidas necessárias para fazer de Portugal um país melhor, não cedendo nem às pressões nem aos facilitismos de corporações e dos interesses há muito instalados.

Sem comentários: