sábado, 26 de janeiro de 2013

Será que não conseguem fazer nada bem?


Chegou-me recentemente às mãos um roteiro comercial das Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São Sebastião da Pedreira para 2012/2013, que pretende divulgar o comércio e restauração local, abrangendo ainda a educação, saúde e serviços.

O roteiro abre com uma apresentação das duas Freguesias. Se a Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira terá optado por não ter uma presença institucional, já  a de Nossa Senhora de Fátima, quis ter uma presença de 3 páginas.

Se a presença no roteiro só por si poderia até ser vista de forma positiva, tudo se altera quando o mapa da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima (que ocupa 2 páginas, em contraponto ao de São Sebastião da Pedreira que ocupa uma), e que se encontra bem identificado com o brasão da Junta de Freguesia, apresenta diversos erros, diria mesmos demasiados em tão pouco espaço, indo até ao desplante de apresentar como pertença da Freguesia, uma zona que pertence a São Sebastião da Pedreira.

Mas se tudo isto só por si já é grave, por prestar uma informação incorrecta, o pior é a mensagem totalmente desproporcionada da Senhora Presidente da Junta, que mais parece uma mensagem de Natal do Senhor Cardeal Patriarca, e não de uma Presidente de uma instituição que deveria ser laica e tratar por igual todas as religiões, principalmente se tivermos em conta que muitos dos comerciantes presentes no roteiro não professam de certeza a religião católica. Sendo que também não se percebe o porquê de uma mensagem de Natal, apenas dirigida aos comerciantes, esquecendo aqueles a quem este roteiro se dirige e que são os potenciais clientes, numa publicação cuja distribuição se estende muito para além do Natal.

Mas ainda mais grave é o facto de este texto ser exactamente o mesmo que fizeram publicar no roteiro do ano anterior.

Já quanto aos textos de apresentação das Freguesias, as diferenças são também evidentes: O de Nossa Senhora de Fátima fala-nos apenas do passado enquanto o de São Sebastião da Pedreira, sem esquecer a sua história, apresenta os principais locais de interesse turístico e com isso tentar atrair visitantes e incentivar o consumo junto dos comerciantes locais. Duas formas bem diferentes de encarar a gestão de uma Freguesia.

Sem comentários: