sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Falta de civismo

Não há dúvidas que o serviço de recolha de lixo por parte da Câmara Municipal de Oeiras, seja o lixo doméstico, sejam os óleos usados ou ainda o papel, vidro e embalagens, tem vindo a pior nos últimos meses, talvez mesmo no último ano.

Actualmente é normal ver estes contentores na Rua Clemente Vicente cheios, algo que era raro acontecer. É infelizmente também normal que esta zona e os próprios contentores exteriormente estejam imundos. Pior, já por diversas vezes que pude observar o lixo que cai dos "sacos", quando da sua remoção para as camionetas que fazem a recolha, ficar espalhado no chão, não havendo a mínima preocupação por parte dos funcionários municipais em limpar a rua.

Tudo sinal de uma menor frequência na recolha e de um menor cuidado na limpeza, que no Inverno não tem consequências de maior, do que aquelas que estão à vista, mas no Verão além do cheiro que exala dos contentores, atrai uma série de bicharada, o que em termos de saúde pública, não é de certeza o mais aconselhável.

Agora por muito cuidado e empenho que haja por parte da Câmara, se não houver civismo por parte dos moradores, nunca será possível resolver este problema de forma definitiva.

Há quem chame a estes conjuntos de contentores "Eco Pontos". Para mim este mais não é que uma lixeira permanente a céu aberto. Estas fotos são bem ilustrativas do estado de sujidade em que a zona se encontra e da enorme falta de civismo de alguns moradores, que nem se dão ao trabalho de colocar o lixo dentro dos contentores, que aquando destas fotos nem estavam cheios, preferido atira-lo para o chão.

Sem comentários: