sábado, 8 de setembro de 2012

Reunião Descentralizada da CML - 5 de Setembro


Na reunião pública descentralizada da CML deste ano, para as Freguesias de Campolide, Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira, que decorreu esta quarta-feira no auditório da Junta de Freguesia de Campolide, fui um dos 20 inscritos e proferi uma intervenção, em que alertei a Vereação Camarária para o estado de degradação e pouca limpeza em que se encontram a maioria dos espaços verdes da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Foi com agrado que ouvi na resposta à minha intervenção, o Senhor Vereador Sá Fernandes, concordar em termos gerais com as minhas preocupações e nomeadamente reconhecer o estado de degradação avançada em que está o Jardim Gomes de Amorim, em parte pela ocupação dos sem abrigo, mas também reconhecendo a falta de intervenção da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, entidade que por delegação de competências, tem a responsabilidade de manutenção e limpeza.

Não posso aqui deixar de referir a ausência, mais uma vez, da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima ou de qualquer seu represente bem como de qualquer autarca da Junta de Freguesia. Mesmo da Assembleia de Freguesia apenas estava presente um membro, em 13 eleitos.  Aliás das 4 reuniões descentralizadas promovidas pela CML, para a Freguesia de Nª Srª de Fátima, a Senhora Presidente apenas nos deu o prazer da sua presença em duas e apenas interveio numa, onde além de ter insultado os sem abrigo, feito afirmações que não correspondiam à verdade e ter colocado toda uma plateia a rir-se dela e das suas afirmações, nada mais disse, pelo que a sua ausência nesta reunião, se calhar, até foi um bem.

Mas se esta atitude da Senhora Presidente já não espanta ninguém, não se compreende que nenhum dos outros 4 membros do executivo não tenha estado presente para ouvir o que os seus 6 fregueses que estavam inscritos, tinham a dizer sobre a freguesia. O mesmo se aplica aos membros da Assembleia de Freguesia, em que dos 4 partidos com eleitos, apenas um se fez representar, o CDS.

Enfim, mais uma prova que esta gente é perfeitamente indiferente ao que se passa na Freguesia, dos seus problemas e dos seus fregueses, em que uns apenas quiseram ser eleitos para dizerem de boca cheia que são autarcas mas sem o exeercerem, outros para fazerem o frete a alguém  e outros ainda para ganharem uns euros à conta do erário público e darem abrigo na Junta a um bando de amigos incompetentes e em que para conseguirem encher uma lista recorreram a amigos, filhos, marido e mulher.

Curiosamente estavam presentes 3 ex-autarcas desta Freguesia, Senhor Pardal (PCP), D. Fernanda Carvajal (PS) e eu próprio, que se preocupam, sem dúvida nenhuma, mais com a Freguesia do que os actuais autarcas.


De forma resumida deixo aqui alguns exemplos citados na minha intervenção, sobre o estado dos espaços verdes e espaço público na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima:
Jardim Gomes de Amorim (Casa da Moeda)
 Espaços verdes na Av Conde Valbom X Av Marquês de Tomar

 Av. Álvaro Pais
Espaços verdes junta à Estação de Entrecampos, na Av. 5 de Outubro 
Espaços verdes na Av. das Forças Armadas (nº 95 a 111) 
Espaços verdes junto aos PER - Av. Forças Armadas X Av. Álvaro Pais 
Espaço nas traseiras do Polidesportivo da R. Filipe da Mata 
Av. Miguel Bombarda, 167 
Espaço envolvente à Praça de Touros do Campo Pequeno 
Leia aqui a minha intervenção

Sem comentários: