domingo, 9 de setembro de 2012

Há plano para a renovação urbanística na Praça de Espanha mas não há data.

In Público 7-9-2012 / Cidadania LX

"Vice-presidente da Câmara de Lisboa anuncia que a entrada em vigor do novo Plano Director Municipal viabiliza transferência da placa de autocarros para Sete Rios e profunda alteração no jardim central

A Praça de Espanha, em Lisboa, aguarda por uma profunda renovação urbanística que lhe mude a imagem e a vocação, que os planos camarários pretendem equilibrar, destinando metade a equipamentos públicos e a outra a habitação e serviços. Por eles falou Manuel Salgado, vereador do Urbanismo e vice-presidente da câmara, quarta-feira à noite, em Campolide, deixando escapar, mesmo que por poucas palavras, mas sem anunciar datas, parte dos planos da revolução anunciada para a zona, no centro dos eixos Sete Rios-Campo Pequeno e Entrecampos-Campolide (campus universitário, já com plano de pormenor aprovado).

(...) "O estudo está concluído, já é viável desde que entrou em vigor o novo PDM, e há compromissos assumidos com o Montepio Geral para dois lotes de terreno, onde a instituição pretende construir as novas sedes de serviço bancário e da sua seguradora, a Lusitânia. Em consequência, vamos ter de reformular toda a Praça de Espanha, promovendo as reformulações viária e da própria rotunda de circulação, que passará a ter uma forma triangular, assim como a sua acessibilidade ao interior, que passará a ser jardim"

(...) muita coisa vai mudar no local, a começar pela placa do terminal de camionagem (que serve a Margem Sul), que seria transferida para o terminal rodoviário de Sete Rios. (...) Os planos desenvolvidos redefinem os eixos (e níveis prioritários) rodoviários, a rede de caminhos, praças e jardins, os corredores pedonais e verdes (Parque Eduardo VII-Monsanto) e os principais eixos urbanos, já destacando a construção no espaço da antiga Feira Popular, em Entrecampos, e a demolição de edifícios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Avenida de Berna, com serviços a transferir para o campus de Campolide."
Ler noticia completa aqui

A parte principal e maior da Praça de Espanha, está implantada na Freguesia de Campolide, abrangendo no entanto também as Freguesias de Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião da Pedreira e São Domingos de Benfica.

Resulta claro das declarações do Senhor Vereador Manuel Salgado, que além de profundas alterações na zona pertencente a Campolide, esta renovação vai trazer mudanças nos eixos de acesso à Praça de Espanha, de onde se destacam de forma inequívoca os pertencentes à Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Não deixa de ser curioso, que na exposição, Novas Avenidas Novas, inaugurada pelo Vereador Nunes da Silva, dois dias depois destas declarações proferidas pelo Vereador Manuel Salgado, nada tenha sido dito sobre esta "profunda renovação urbanística", que vai "reformular toda a Praça de Espanha, promovendo as reformulações viária e da própria rotunda de circulação, que passará a ter uma forma triangular", com a consequente redefinição dos "principais eixos urbanos".de acesso à própria praça.

Haverá aqui alguma corrida para ver quem anuncia mais novidades para as Avenidas Novas? Ou será que na Câmara, a um ano de eleições está toda a gente a querer mostrar trabalho, já a pensar na campanha eleitoral?

Quanto à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, o silencio é de ouro, como habitualmente e não tenho a mínima dúvida que, como sempre, não sabem o que se passa, pois caso contrário teriam no mínimo colocado esta noticia no seu site, no sentido de informar os seus fregueses.

1 comentário:

Anónimo disse...

you're in reality a just right webmaster. The site loading pace is amazing. It seems that you are doing any distinctive trick. In addition, The contents are masterwork. you've ρerformed a gгeat procesѕ in thіs topіc!
my page - shohagh paribahan bangladesh