sábado, 17 de março de 2012

Sr. Vereador Nunes da Silva, de uma vez por todas diga o que quer?

Hoje de manhã ,andei com outros membros da Associação de Moradores das Avenidas Novas, em contactos com os comerciantes da Av. Defensores de Chaves, a informá-los e alertá-los para as intenções da Câmara Municipal para esta artéria.

A reacção quase unânime, quer dos comerciantes contactados, quer de moradores com quem tivemos oportunidade de falar, foi de surpresa mas, principalmente, de total discordância com a ideia do Vereador Nunes da Silva de transformar a Av. Defensores de Chaves numa nova Duque de Ávila.

E as perguntas que mais vezes nos colocaram foi o porquê desta obra e quem a vai pagar.

Ninguém percebe que, em plena crise como aquela que atravessamos, a Câmara teime em "brincar às obras", com ideias que ninguém entende e sem apresentar atempadamente um projecto sério do que realmente pretende fazer em toda esta zona que, pelo que vemos, começou na Av. Duque de Ávila, está a continuar na R. Filipa de Vilhena e que pretende alargar à Av. João Crisóstomo, como anunciado em Agosto passado, à Av. Miguel Bombarda, como anunciado em Outubro do ano passado e agora à Av. Defensores de Chaves.

Terá o Sr. Vereador alguma ideia do quer para as Avenidas Novas ou, pura e simplesmente, quer realmente infernizar a vida de quem cá mora e trabalha.

Mas surpresa das surpresas, vem hoje o Sr. Vereador dizer, em declarações ao Público, que o que foi comunicado por uma das suas assessoras em e-mail de resposta a um munícipe, não está correcto e que não passa de um "mal-entendido (...) gerado por um lapso de pontuação na resposta dada a um munícipe, como admitiu o vereador, e que propiciou a confusão entre a Defensores de Chaves e a Miguel Bombarda".

E pelos vistos o "mal-entendido" só é esclarecido depois da Associação de Moradores das Avenidas Novas denunciar esta aberração e de a mesma ter saltado para as páginas dos Jornais. Não deveria o Sr. Vereador ter mais cuidado com quem tem a trabalhar no "Núcleo de Acompanhamento do Munícipe e Freguesias" de forma a esclarecer devidamente os munícipes em vez de criar "mal-entendidos"?

Mas nestas declarações de hoje ao Público, o Sr Vereador confirma a absurda intenção, anunciada em Outubro passado «de reperfilamento da Avenida Miguel Bombarda, que continuará a ter apenas um sentido de circulação, mas com a supressão da terceira faixa de rodagem - "ocupada por estacionamento em segunda fila", O objectivo é impedir a continuidade de estacionamento abusivo através do parqueamento, em alguns troços, em espinha e em outros em longitudinal, existindo a possibilidade de se proceder a um alargamento dos passeios».

E só quem não conhece e não passa pela Av. Miguel Bombarda é que não percebe que a supressão de uma faixa de rodagem vai prejudicar e muito a circulação nesta artéria, principalmente às horas de ponta. E passeios mais largos para quê? Esta é uma das artérias com os passeios mais largos das Avenidas Novas. Não seria mais fácil, Sr. Vereador, proceder a uma fiscalização eficaz e de tolerância zero ao estacionamento indevido? Não se gastava dinheiro de forma totalmente despropositada e a Câmara ainda arrecadava alguma receita, com as eventuais autuações aos automobilistas prevaricadores.

Mas quanto à Av. Defensores de Chaves, diz ainda o Vereador Nunes da Silva ao Público de hoje que «a situação da Av. Defensores de Chaves é diferente, pois, segundo refere o vereador, "não se prevê alteração de sentidos de circulação nem alteração do seu perfil, mas sim a possibilidade de reordenar o estacionamento de forma a libertar a placa central para passeio pedonal e pista ciclável para ligação entre a Praça José Fontana e a Praça do Campo Pequeno."»

Ou seja, de uma forma ou outra o Sr. Vereador quer mesmo fazer obras na Defensores de Chaves e roubar a maioria dos lugares de estacionamento aos moradores, comerciantes e clientes do comércio local que ainda vai resistindo. E não venha o Sr. Vereador com a sua lenga lenga, de que os moradores querem estacionar à porta de sua casa, porque isso não é verdade. Os moradores querem é estacionar. E não é nos parques pagos que estão a ser contruídos. É na rua, na zona onde moram e onde sempre estacionaram.

Outra pergunta que nos fizeram muitas vezes esta manhã, é se era conhecida a posição da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima. Para variar até agora a Junta não teve ainda nenhuma posição sobre estas questões. Mas como agora as obras previstas vão ser na rua onde vive a Senhora Presidente da Junta (Av. Defensores de Chaves) e lhe vai afectar directamente a possibilidade de estacionar como o faz até hoje, pode ser que a Junta se mexa e se coloque ao lado dos moradores e comerciantes.

Por mim e pela Associação de Moradores das Avenidas Novas não nos iremos calar e continuaremos quer a denunciar as aberrações da CML para esta nobre zona da cidade como a alertar os moradores, comerciantes e todos aqueles que por uma razão ou outra usufruem das Avenidas Novas, por muito que isso incomode seja quem for.

Sem comentários: