segunda-feira, 12 de março de 2012

Será isto um armazém de lenha?


Jardim Gomes de Amorim ou como é mais conhecido Jardim da Casa da Moeda.

Este é mais um espaço verde localizado na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, cuja responsabilidade de manutenção e limpeza é da respectiva Junta de Freguesia, como aliás esta Junta faz questão de publicitar.


Esta responsabilidade, respeitante a diversos espaços verdes, é delegada pela Câmara Municipal de Lisboa, através de um protocolo, na Junta de Freguesia, transferindo a Câmara Municipal uma verba anual de quase 90.000,00€, respeitante a "limpeza de parques infantis, gestão, conservação, arranjo, manutenção e limpeza de espaços ajardinados e outros espaços público".

Se fosse membro desta Junta de Freguesia, eleito pela população, teria vergonha de ter um Jardim sob a minha responsabilidade neste estado.

Além de degradado no seu geral, o "WC canino" sofreu acentuada degradação no último ano, ao ponto de neste momento, pouco mais ser que um amontoado de lenha, que a Junta de Freguesia faz teimosamente questão de manter.

Não será já tempo de os membros da Junta e os assessores que para lá andam, saírem daquelas 4 paredes e verem o que se passa na Freguesia que deveriam gerir e cuidar e para o qual alguns são demasiadamente bem pagos, para os resultados que se vêm?

É para isto que recebem milhares de euros da Câmara Municipal? Para onde vai esse dinheiro? Na manutenção e limpeza dos espaços verdes é que não é aplicado de certeza.

Até quanto?

2 comentários:

Paula Calisto disse...

Os meus filhos sempre brincaram neste jardim, sem preocupações, muito antes da sua reestruturação que foi péssima - uma pérola kitch de um mau gosto atroz mas que não deve ter sido barata. A/o paisagista que fez isto deveria mudar de emprego rapidamente. Hoje não deixo os meus netos irem para lá (a não ser comigo para o parque infantil que não é tão seguro quanto...) Infelizmente tornou-se num poiso dos sem-abrigo e está mto degradado em termos de manutenção. Se houvesse dinheiro, que não há deitava tudo a baixo e fazia de novo - mas então mantenham-no o melhor possível.

Luis Morgado disse...

Quanto a mim, este jardim é belíssimo. Contrariamente ao comentário anterior, acho que a obra feita conduziu a um acréscimo de qualidade. O grave neste jardim é que existe um problema de manutenção que não parece conseguir ultrapassar-se. Os sem-abrigo tomam sistematicamente conta de 2/3 dele, tornando-o imundo, devastando-o com lixo e fazendo dele um esgoto a céu aberto. Afastam-se assim os moradores que em vez de usufruirem de um espaço com um enorme potencial fogem dele. É muito triste.