sábado, 1 de outubro de 2011

História das 24 novas Freguesias de Lisboa

Com a aprovação no dia 27 de Setembro da Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa, pela Assembleia Municipal, cabe agora à Assembleia da República o último passo, para que esta Reforma seja uma realidade e Lisboa vire mais uma página da sua história e deixe para trás o actual capitulo que se iniciou em 1959.

No âmbito do debate sobre esta Reforma, o Grupo de Estudos Olisiponenses publicou um interessante trabalho sobre as Freguesias de Lisboa, que pode ser consultado aqui.

Na primeira parte deste trabalho é apresentada a história da evolução das Freguesias de  Lisboa, ilustrada com diversos mapas onde podemos ir observando o crescimento da Cidade e onde o destaque vai para a "Árvore Genealógica das Freguesias de Lisboa", já actualizada para as novas 24 Freguesias

Na segunda parte é feita a história das novas 24 freguesias, onde página a página nos é dada uma curta história de cada uma e das suas identidades Histórico-Culturais.


Na terceira e última parte, é referida a legislação fundamental, desde o séc. XVIII aos nossos dias e ainda as propostas das novas designações para as novas Freguesias e os critérios que estiveram na base da escolha de cada um delas.

Um trabalho interessantíssimo, que de uma forma resumida nos apresenta um pouco do riquíssimo passado das Freguesias de Lisboa e ao mesmo tempo nos apresenta já o principio da história do seu próximo futuro.


Sem comentários: