domingo, 18 de setembro de 2011

Orçamento Participativo - Votem na Proposta 19, até dia 30 de Setembro


Está em curso até ao dia 30 de Setembro, o período de votação dos projectos apresentados pelos cidadãos de Lisboa no Orçamento Participativo de Lisboa 2011/2012. Os projectos podem ser consultados no Portal Lisboa Participa – www.lisboaparticipa.pt – onde pode votar naquele que considerar ser o melhor para Lisboa.

Para votar é necessário que esteja registado no portal (o registo e votação é simples e rápido – veja aqui) e aceder ao separador Orçamento Participativo, seleccionando o menu Projectos em Votação, ou clicar aqui. Cada participante poderá apenas votar uma vez, portanto peço a vossa atenção para a proposta 19, para a qual peço o seu voto.


Para a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima existem 2 projectos em votação:
- A proposta nº 2, é para a realização de uma noite de cultura onde os museus da cidade estão abertos, há espectáculos de rua, o comércio está aberto, uma noite cheia de animação. O evento, com a duração de uma noite, será restrito à área das Avenidas Novas entre o Saldanha e o Campo Pequeno e tem uma previsão de custo de 60.000,00€.
- A proposta nº 19, pretende dotar o Jardim Infantil da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida (antiga Escola 44), localizada no Bairro Santos (Praça Nuno Gonçalves / Rua Diogo de Macedo), de um equipamento lúdico para as crianças. Este JI é provavelmente o único de Lisboa que não possui um parque infantil para as crianças que o frequentam. A proposta prevê a delimitação do espaço de jogo e pavimento amortecedor em borracha; equipamento infantil (1 estrutura múltipla + 2 equipamentos de mola); pavimento do percurso de acesso ao espaço de jogo; vedação e portão. Tem uma previsão de custo de 45.880,00€.

Entre a proposta nº 2, que me merece todo o respeito, mas que não apresenta nenhuma mais valia para a Freguesia e a proposta para a instalação de um equipamento lúdico para as crianças da Freguesia, com um carácter permanente, que é sem a mínima dúvida uma mais valia quer para o Jardim Infantil, quer para a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, a escolha parece-me óbvia. É escolher entre uma iniciativa que dura uma noite e o bem estar das crianças.

Eu já votei na proposta nº19 e peço-vos que votem também.

Mais de 15 dias depois do inicio do processo de votação, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, nem na sua página na Internet, nem nas vitrines que tem espalhadas pela freguesia, nem no último número da sua revista (que já está disponivel no site) fez, até agora, o minimo esforço de divulgaçãio e apelo ao voto nesta proposta.

Independentemente de se concordar ou não com este processo de Orçamento Participativo (e pessoalmente o mesmo levanta-me muitas dúvidas), a Junta de Freguesia não só não o pode ignorar pois o mesmo é uma realidade, como na defesa dos interesses da Freguesia, tudo deveria fazer para promover a(s) proposta(s) que dizem respeito ou podem ter aplicabilidade na sua área geográfica.

Um atitude condenável, mas infelizmente característica do actual executivo da Junta de Freguesia, que continua de costas voltadas para a Freguesia e neste caso para a escola/jardim infantil e para o bem estar das crianças.

Por todas estas razões, peço-vos que votem na proposta nº 19 e a divulguem entre os vossos amigos e contactos, para que um parque infantil seja brevemente uma realidade no Jardim Infantil!

E já agora, porque não um “GOSTO”, neste projecto? Clique aqui e mostre o seu apoio a esta proposta!

Sem comentários: