terça-feira, 7 de junho de 2011

Um site desactualizado

Um site requer-se dinâmico e em permanente actualização, de forma a prestar informação útil e actual.

No caso de uma Junta de Freguesia de Freguesia, deve prestar informações, quer sobre as suas actividades, quer sobre aquilo que acontece na sua área geográfica, mas ser também uma ferramenta útil e disponível no que respeita a informação histórica e estatística sobre a Freguesia, que permita dar a conhecer o seu passado, mas principalmente o presente e o futuro da Freguesia.

Deverá também, e talvez principalmente, ter como objectivo facilitar o relacionamento e o contacto entre os cidadãos e a própria Junta de Freguesia.

Ao consultar hoje o site da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, verifico que apesar das afirmações públicas do seu Secretário, o mesmo continua parado, desactualizado e completamente desajustado da realidade.


Alguns exemplos apenas:
- Na home page, a noticia principal, com direito a imagem é o voto antecipado para as eleições que se realizaram no Domingo, e cuja possibilidade terminou no dia 31 de Maio;
- As outras noticias com direito a presença na home page, estão todas desactualizadas, algumas com quase dois anos e numa o link nem funciona (sabe-se lá há quanto tempo);
- No separador "noticias", as mais recentes são de Dezembro de 2009 (apesar de se encontrarem sob o titulo 2010??), e o link mais recente não funciona.
- No separador "Grandes Projectos", que não nos leva a lado algum, pois os links ou não existem ou no caso do da Linha Vermelha do Metro dirige-nos para a home page do Metropolitano, ficamos a saber que os Grandes projectos da Junta são a Linha Vermelha do Metro, o Metro ligeiro de superfície, o reordenamento de trânsito do Bairro Santos (e não "de Santos" como refere o site) e o Túnel do Rego e acessibilidades. Ora nenhuma destas obras é da responsabilidade da Junta além de que metade já estão concluídas (uma delas há mais de 5 anos!!) e portanto já não são projectos e a outra metade ou está suspensa ou foram postos de lado, não indo avançar.
- As "Fotografias da Freguesia", além da péssima qualidade, algumas estão desactualizadas e pouco mostram da Freguesia;
- As "Estatísticas", de estatísticas não apresentam nem uma, mostrando-nos apenas os resultados aleatórios de 4 eleições, impedindo qualquer tipo de estudo que alguém pretenda fazer;
- Sobre actividades e iniciativas da Junta, nem uma e isto para não falarmos na ausência de documentos públicos da Junta, como são as actas (haverá algo a esconder da população?);
- Sobre o projecto de reformulação que a CML pretende para a Av. João Crisóstomo, que está a revoltar os moradores e comerciantes, nem uma palavra.

E este é um  site, que segundo está indicado na home page, teve a sua última actualização no passado dia 3 de Junho!!!

Com tantos contratados e assessores, alguns com vencimentos obscenos para uma Junta que se diz ser de "uma pequena Freguesia (...) que dispõe de uma exígua receita", não haverá nada para divulgar à população ou alguém para regularmente, diariamente se for necessário, fazer a manutenção e actualização do seu site.

Enfim, um site que é um espelho da actividade da Junta, que nem os topónimos da Freguesia conhece correctamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro, esta Presidente da Junta está ostensivamente acima da Lei! Não espere milagres de quem afirmou "desconhecer a Lei" no recente escandalo das irregularidades no valor de 1,4 milhões de euros!