sábado, 2 de abril de 2011

Debate sobre a alteração de horário da carreira 76 da CARRIS

Participei, hoje à tarde, no debate que decorreu no Centro Intergeracional sobre as alterações introduzidas pela CARRIS aos horários da carreira 76, promovido pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo.

De forma resumida, a Carris passou a disponibilizar desde o dia 5 de Março apenas 2 autocarros, em vez dos 3 anteriores, a realizar o trajecto da carreira 76.

Esta alteração implicou uma redução drástica no número de carreiras diárias e no aumento de tempo entre elas, com um nítido e directo prejuízo dos utentes.

A prova de que esta alteração não serve os interesses dos utentes deste serviço foi a grande afluência de população e não só, que com as suas intervenções manifestaram o descontentamento geral e unânime.


Além dos Presidentes da Assembleia e da Junta de Freguesia, organizadores da reunião, e de mim próprio, estiveram também presentes membros da Assembleia de Freguesia da CDU e do IOMAF, bem como um Deputado Municipal do BE.

E aqui, não posso deixar de realçar quer o silêncio dos membros do IOMAF, quer a ausência da vereadora Madalena Castro, que tendo sido convidada a estar presente, não respondeu ao convite nem se fez representar.

E este é um ponto muito importante pois, mais uma vez a Câmara Municipal de Oeiras parece estar de costas voltadas para a Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, neste caso, no que toca a transportes.

Na minha intervenção, tomei publicamente a iniciativa de levar esta questão à próxima Assembleia de Freguesia, tendo pedido ao Senhor Presidente da mesma a inclusão de um ponto da próxima ordem de trabalhos sobre esta questão, de forma a que a Assembleia se pronuncie formalmente, produzindo uma deliebração, e possa dar ainda mais força ao “abaixo assinado” que a partir da próxima segunda-feira estará a circular na Freguesia.

Propus ainda que a Assembleia de Freguesia, aprove a criação de uma Comissão de Trabalho, que analise esta questão e possa vir a reunir com a CARRIS, no sentido de alterar os horários impostos unilateralmente. De sublinhar a aceitação desta iniciativa por parte do Presidente da Assembleia de Freguesia e principalmente o bom acolhimento que teve junto dos presentes.

Ainda no âmbito desta reunião, foi fortemente criticada, quer a oferta do serviço Combus na Freguesia, quer a alteração no sistema de obtenção dos títulos sociais que permitem usufruir deste serviço e que passaram a ter de ser adquiridos unicamente em Queluz de Baixo, obrigando para além de um custo adicional, a uma grande deslocação.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Solidária com os utentes da Carreira 76 da Carris.

maria clotilde Moreira disse...

Não me foi possivel estar presente mas agradeço a boa informação.
Clotilde