quarta-feira, 21 de julho de 2010

Debate público sobre a requalificação da Av Duque de Ávila e sua envolvente

É com satisfação que vejo a minha sugestão, expressa aqui no passado dia 8, de se ouvir a população da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, sobre os projectos que a CML/Sá Fernandes quer implementar nas Avs. Duque de Ávila e João Crisóstomo com impactos em toda a zona envolvente, vai finalmente realizar-se.

No entanto e ao contrário da minha sugestão, essa reunião não será uma Assembleia de Freguesia, modelo que preconizei e que julgo que seria o melhor para debater este tema, mas sim um Debate Público, que terá lugar no Palácio Galveias, no próximo dia 29 pelas 19 horas.

E digo que é com satisfação que vejo a marcação deste debate, pois quer através dos comentários deixados aqui no meu blog, quer nos comentários e apoios deixados no Facebook, mais de 90 pessoas manifestaram o seu apoio ou concordância á importância de realização de uma iniciativa que permita por um lado informar detalhadamente a população e por outro ouvir sua opinião, sobre um projecto que vai afectar em muito o seu bem-estar.

Agora é necessário, diria mesmo obrigatório, como foi expresso em alguns dos comentários que atrás mencionei, que este debate seja amplamente divulgado, de forma que a mensagem chegue à caixa de correio dos moradores e aos comerciantes, estes últimos particularmente afectados pelas obras que decorreram durante os últimos anos e de certeza parte muitíssima interessada no futuro desta zona, para que seja possível ter no palácio Galveias, uma sala cheia fortemente representativa da população da zona abrangida por estes projectos.

Ao mesmo tempo é no entanto com algum desânimo que vejo que a iniciativa de levar a cabo este debate, não parta por um lado, como já disse, da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e da sua mesa e por outro lado do meu partido.

Infelizmente e mais uma vez, num assunto da máxima importância para a Freguesia o meu partido em Nossa Senhora de Fátima, onde é o partido mais votado, perde a iniciativa politica, deixando esse papel para o 1º Vogal da Junta de Freguesia (CDS), que tomou a iniciativa de realizar este debate após a não convocação da Assembleia de Freguesia, por razões que desconheço, mas que certeza terão uma boa justificação, mas que não deixa de ser um reflexo da total apatia da actual Assembleia de Freguesia.

Nos próximos dias espero colocar aqui alguns contributos para este debate.

3 comentários:

Rui Freitas disse...

Amigo Paulo, os meus parabéns pela justa vitória da sua iniciativa, pois sei que não a tomou para seu benefício mas sim de toda a população da zona que seria (será) afectada.
Bem-haja pela sua perseverança em prol da Causa Pública. É assim que se mostra um bom Autarca!
Um abraço.

Paulo Sousa Marques disse...

Caro Paulo,

Obrigado por exerceres tão bem os teus direitos de cidadania. Tenho a sorte de estar na tua Freguesia.
Parabéns por esta pequena vitória.
Ficará para outra altura a explicação da falta de actividade da nossa Junta de Freguesia...

HOPE STAR disse...

Independente da origem da convocatória, o importante é que se faça, se discuta e haja um esclarecimento aos fregueses(incluindo comerciantes)que ali residem e são afectados pela obra do Senhor Sá Fernandes que manda fazer as coisas, durante o processo manda uns papelinhos para entreter e quando arranca as obras, democraticamente convoca uma reunião sem esclarecer qualquer coisa ou possibilidades de alteração. Excelente estado democrático - o conceito e a prática!