quarta-feira, 30 de junho de 2010

PSD vê aprovadas 2 moções suas na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo

Na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo que se realizou segunda-feira 28 de Junho, num dos anfiteatros da Faculdade de Motricidade Humana, tive o prazer de apresentar, em nome do PSD, uma moção que foi também subscrita pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Ricardo Pinto, nos termos da qual se solicitava a realização de um ciclo de debates que promova uma discussão ampla e transparente sobre os projectos urbanísticos, e não só, que estão neste momento a decorrer na área da nossa Freguesia e que podem colocar em causa o seu futuro sustentado. A saber:

- Plano de pormenor para a margem direita do Rio Jamor;

- Conclusão do passeio marítimo até Algés;

- Ligação da CRIL à CREL;

- Venda de parcelas de terreno do Estádio Nacional;

- Projecto para a área do palacete de Santa Catarina;

A moção foi aprovada por maioria, com 8 votos a favor (2 PSD, 3 PS, 2 IOMAF e 1 CDU) e 3 abstenções (2 PS e 1 IOMAF).

Esta é sem dúvida uma resolução importante para a Freguesia, pois vai permitir conhecer todas as vertentes destes projectos e não apenas aquelas que a Câmara quer divulgar, como aconteceu recentemente, mas também permitir que a população participe activamente no esclarecimento de projectos que vão ter grande impacto na Freguesia e no seu bem estar.

Para conhecer na íntegra a moção, clique aqui.

Apresentei ainda, juntamente com o Nuno Vitoriano e em nome do PSD, outra moção de saudação e de parabéns às atletas e à equipa técnica de basquetebol de sub-14 da SIMECQ que no passado dia 13 se sagrou campeã nacional da sua categoria, com um invejável percurso de 36 vitórias em 36 jogos, tornando-se a primeira equipa da SIMECQ dos escalões de formação a obter um título nacional, que muito prestigia a Colectividade e a Freguesia.

Na mesma moção realçamos ainda o excelente trabalho das colectividades da Freguesia, no desenvolvimento e formação dos jovens, na ocupação dos seus tempos livres e também no apoio social que prestam à população mais envelhecida, sem esquecer uma palavra aos pais dos nossos jovens para continuarem a confiar nas colectividades da Freguesia, pois só com o apoio deles é possível a obtenção de resultados como este título Nacional.

Também esta moção foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor (2 PSD, 4 PS, 2 IOMAF e 1 CDU) e 2 abstenções (1PS e 1 IOMAF).

Para conhecer na íntegra a moção, clique aqui

E neste ponto não posso deixar de manifestar o meu desapontamento pelas 2 abstenções, porquanto vão em sentido oposto do que aconteceu na Assembleia Municipal, onde uma moção do mesmo teor apresentada pelo Presidente da Junta de Freguesia foi aprovada por unanimidade. Não compreendo como é que num tema que nada tem de politico e apenas se pretendia saudar e manifestar o apreço pelo excelente resultado obtido, sem dúvida com muito esforço e dedicação destas jovens, haja quem não esteja de acordo. Não consigo compreender!

Na ocasião aproveitamos ainda para propor, que a equipa de sub-14 feminina da SIMECQ, seja uma das homenageadas pela Freguesia, no próximo aniversário da Freguesia em 2011.

Ainda no período de antes da Ordem de Trabalhos apresentámos de novo um voto de protesto, por o Executivo continuar a não apresentar à Assembleia de Freguesia para apreciação, o inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respectiva avaliação, conforme estipulado pelo seu Art. 13.º, Nº 2, da Lei 169/99, com as alterações introduzidas pela Lei 5-A/2002.

Dos pontos constantes na ordem de trabalhos o PSD votou favoravelmente a ratificação do protocolo de delegação de competências, celebrado entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Oeiras, e a revisão orçamental. Estes dois documentos foram aliás aprovados por unanimidade.

Sem comentários: