segunda-feira, 24 de maio de 2010

Uma rápida e eficaz resposta a uma reclamação de um munícipe



Na quarta-feira passada ao passar pelo jardim do Arco Cego na hora de almoço, fiquei por um lado admirado e contente ao ver as centenas de pessoas que àquela hora estavam no jardim, a larga maioria a almoçar, quer sentados dentro do jardim quer no muro da Rua Filipa de Vilhena.


Por outro lado, fiquei chocado com os montes de lixo que se viam em todo o jardim, junto das papeleiras existentes, que naquele momento provaram ser insuficientes para o movimento que o jardim tem.


 De uma coisa nunca tive dúvidas e cada vez tenho mais a certeza: Este jardim é um enorme sucesso. Mas para que o continue a ser, tem que ser bem cuidado.

Nesse mesmo dia, enviei um e-mail com algumas fotos do que vi, ao Director Municipal de Ambiente Urbano, Eng. Ângelo Mesquita, onde o alertei para esta situação que se cria à hora de almoço, principalmente nos dias de bom tempo, mas também para o estado em que se encontra o relvado junto aos bancos que estão implantados dentro do relvado, pedindo-lhe que interviesse rapidamente nestas duas situações, evitando assim uma degradação do jardim.

Não só obtive uma primeira resposta logo no dia seguinte de manhã, como hoje à hora de almoço, menos de 3 dias úteis depois de o ter alertado para este problema do lixo estavam colocados 3 blocos de contentores, junto das entradas com mais movimento, com dois contentores cada: um para plásticos e outro para indiferenciados.

Para muitos “velhos do Restelo”, esta pode não ser a solução ideal, mas é uma solução rápida e eficaz para um problema que, se nada fosse feito, facilmente se iria agravar.

Quanto à questão dos buracos provocados na relva junto de todos os bancos, foi também dada uma solução, que é naturalmente de mais difícil execução, mas que espero que muito brevemente esteja aplicada.

Esta é a diferença entre os que gostam de Lisboa e entendem as “reclamações” dos munícipes como uma forma de melhorar o bem estar da cidade, daqueles que são eleitos, mas para os quais os munícipes mais não são que uns “chatos” que só sabem criticar.

Ao Eng. Ângelo Mesquita e à DHURS, o meu Obrigado e de certeza o de todos os frequentadores do Jardim do Arco Cego, por esta rápida e eficaz intervenção.

3 comentários:

Margarida Marinho disse...

Aprecio iniciativas deste género pois só dignificam a nossa Freguesia Nossa Senhora de Fátima e mantêm vivas as estruturas da cidade que é de todos nós.

Isabel Tavares disse...

Concordo e subscrevo as palavras da Ilma. Dra Margarida Marinho.
Quanto à iniciativa de Paulo Lopes é mesmo de aplaudir e louvar pois a filosofia do n/Portugal, em geral, é que só reclama mas não tem espírito de iniciativa. Pode ser que este impulso de iniciativa seja fonte de inspiração para muitos outros.
Eu até gostava de mudar um simples sinal de trânsito...mas já é outra história com barbas!!!

HOPE STAR disse...

Subscrevo os anteriores comentários, rforçando a ideia que: i) os espaços verdes é de todos e para todos, desde crianças até à Terceira Idade; ii) as lixeiras são nefastas à saude; iii) é um mau cartão de visita para a freguesia, cidade de Lisboa e o nosso país, para quem nos visita.