terça-feira, 4 de maio de 2010

Eleitos do PS votam contra Moção de saudação ao 25 de Abril

Na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, que teve o seu início na passada quinta-feira, e que se realizou na União Recreativa do Dafundo, os eleitos do PSD (Eu próprio e a Patrícia Brito), apresentámos no período de antes da Ordem do Dia 2 Moções.
A primeira de congratulação pela passagem do 36º Aniversário da Revolução do 25 de Abril, e de saudação pela passagem do 124º Aniversário da luta dos trabalhadores de Chicago, que determinou a declaração do dia 1º de Maio, como Dia Internacional dos Trabalhadores. Veja aqui a moção

Nesta moção, realçámos o importante trabalho que os autarcas vêm desenvolvendo desde as primeiras eleições autárquicas de 1976 em prol das suas populações, saudando principalmente aqueles, que no actual momento adverso, trabalham no dia-a-dia para ajudar as populações mais desfavorecidas.

Qual não foi o nosso espanto, quando por iniciativa do IOMAF, ter sido exigida a votação da admissibilidade da moção, onde apenas o PSD (2), a CDU(1) e  o eleito do PS, André Nobre, votaram a favor, tendo os 4 eleitos do IOMAF e 2 do PS optado pela abstenção e os restantes 2 eleitos do PS votado contra.

Colocada à votação, a moção foi aprovada exactamente com a mesma votação. Não percebemos como é que eleitos de um partido de esquerda, votam contra uma moção que elogia todos os autarcas eleitos desde 1976, que têm desenvolvido o seu trabalho de Norte a Sul do País, devido à coragem de um grupo de homens, que desinteressadamente nos trouxeram de novo a Liberdade e a possibilidade de eleições livres.

Já em relação ao IOMAF, nada nos espanta, pois este movimento não tem ideologia e apenas se move por interesses pessoais.

Já quanto à segunda moção, que exigia uma retratação do Ministro das Finanças, pela infeliz declaração que proferiu aquando da discussão do Orçamento de estado na Assembleia da República e que no seu essencial ficou conhecida pela frase "Isto é MONEY for the BOYS", a coligação PS - IOMAF, que existe na prática na Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, impediu sequer a sua discussão, tendo os seus eleitos presentes, 5 do PS e 4 do IOMAF, votado contra a sua admissão. Veja aqui a moção.

É esta a Democracia destes senhores, que criticaram o PSD quando foi aprovada no recente Congresso de Mafra a norma que ficou conhecida como "Lei da Rolha" e depois impedem sequer a discussão democrática de um dos mais violentos ataques aos autarcas e em particular aos presidentes de Junta de que há memória.

Muito curioso, é a justificação dada pelos eleitos do PS e que foi subscrita pelo IOMAF: a de não admitirem o debate de assuntos Nacionais que segundo eles nada têm a ver com Freguesia. No entanto imediatamente a seguir votaram favoravelmente quer a admissão quer a própria moção apresentada pela CDU sobre o 1º de Maio, que em nenhum dos seus pontos fala da questão autárquica. De referir, que apesar de não concordarmos com alguns dos termos desta moção da CDU, não tivemos duvidas em votá-la favoravelmente.

É clara a união PS- IOMAF na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo contra o PSD, onde como foi visível durante o resto desta sessão, atacaram permanentemente as intervenções do PSD. Mas sobre isto, falarei noutra ocasião, até porque a Assembleia de Freguesia vai continuar na próxima quinta-feira pelas 21 horas, no mesmo local. Consulte aqui a Ordem de Trabalhos.

Sem comentários: